«

»

jul 09

O próximo passo para a Mageia 6 está aqui, STA1 foi liberado

Todos na Mageia estamos felizes em anunciar o lançamento do próximo passo no caminho para Mageia 6.

O primeiro instantâneo de estabilização, como o nome sugere, pretende começar a trazer tudo junto e obter o novo software estável o suficiente para a liberação. A maioria das grandes atualizações desde dev1 foram movendo-se de versões beta/RC dos principais componentes de software para os estáveis, que esperamos dar uma sensação muito bem polida para o lançamento.

GRUB 2 é agora o bootloader padrão, como GRUB legado tem finalmente o seu curso. Mudamos também do KDE 4 para o Plasma 5, bem como resolvemos questões de localização. A mudança para GRUB2 levou à necessidade de alterações de nossas ferramentas e do instalador que tiveram alguns ajustes para ficarem ok, pois queríamos ter certeza de que o lançamento estaria funcional para testes.

As mídias live estão agora disponíveis. No entanto, devido à limitação de espaço, os LiveCDs foram abandonados em troca dos LiveDVDs mais completos, permitindo assim uma disponibilização mais ampla do ecossistema área de trabalho. A mídia de instalação estará disponível como normal (note que, por razões semelhantes, a mídia DVD dual-arch também foi descartada).

Nós já entramos em congelamento da versão, por isso, as versões de pacotes vistos aqui serão provavelmente as principais versões enviadas com a Mageia 6, embora o nosso objetivo é atualizar para o kernel 4.7 para melhor suporte de hardware novo e um ciclo de suporte maior. Esperamos que isto irá oferecer a mistura perfeita de atualização e estabilidade.

Mageia 6 STA1 vem com o seguinte:

  • Linux Kernel 4.6.3
  • Glibc 2.22
  • Plasma 5.6.4
  • GNOME 3.20.3
  • MATE 1.14.1
  • Cinnamon 3.0.1
  • LibreOffice 5.1.4.2
  • Firefox 45 ESR
  • Thunderbird 45
  • Chromium 51

Notas de lançamento completas estão disponíveis aqui.

As ISOs estão disponíveis para teste no site Mageia ou, se preferir, num espelho específico, na lista disponível aqui. Enquanto esperando que esta versão fique mais perto de um lançamento totalmente estável e utilizável, lembre-se que este ainda é um pré-lançamento e está no início do ciclo de lançamento Mageia 6. Assim, nós gostaríamos de receber noBugzilla um relatório dos erros que você encontrar, para que possamos corrigií-los para o lançamento final. As ISOs foram totalmente testadas por nossa equipe de QA por isso esperamos que elas funcionem bem para você.

Se você quiser de se envolver nos testes de controle de qualidade, testes das ISO ou qualquer outra parte do Mageia, dê uma olhada na nossa página de contribuição com idéias de como você pode ajudar. Novos contribuintes são sempre bem-vindos.

Estamos ansiosos para ouvir o seu feedback.

(escrito em inglês por schultz e traduzido por macxi)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam