«

»

maio 08

Mageia estava no FOSDEM

O FOSDEM 2016 foi realizada em Bruxelas nos dias 30 e 31 de janeiro. Tivemos também a nossa Assembléia Geral Ordinária e conseguimos sair para um jantar agradável e algumas cervejas, com apresentação de alguns rostos dos novos contribuintes e renovando amizades de anos passados.

A organização do Fosdem tinha decidido fazer os standes menores, de modo que muitos mais projetos poderiam obter espaço. Nós ficamos muito felizes de ver muitos mais projetos e o crescimento na comunidade opensource.

Houve uma desvantagem, pois isso significava que o nosso stand ficou pequeno demais para servir local natural de encontro entre todos os Mageianos que estavam ao redor e não frequentavam palestras ou ocupado se comunicando com projetos upstream, por isso, eram menos grupos de colaboradores da Mageia e usuários, mas mais indivíduos. No entanto, a Assembléia Geral e o jantar ajudaram a ter ligação com o grupo 😉 Foi ótimo para ver muitos dos nossos contribuintes de novo, e ver os outros pela primeira vez, como Akien e hviaene, é claro, nós perdemos aqueles que não puderam vir.

O stand foi muito popular, muitos visitantes interessados sairam com um panfleto e/ou com um ou mais brindes Mageia :-) Havia adesivos como de costume, novas canetas com logotipo da Mageia e as habituais camisetas em muitos tamanhos. Os panfletos estavam em Inglês, Francês. Também tivemos bonitos pendrives USB de madeira com a imagem Live a Mageia 5 neles.

fosdem2016blog

Como em outros anos, houve muitas palestras interessantes para assistir. É claro que muitos de nós participamos da palestra dada pelo contribuinte Mageia de Bruno Cornec, sobre a construção de pacotes de distribuição Linux com Docker. Houve uma sala de dev disponível para todos os que queriam fugir do tumulto, que tinha muitas tomadas para conectar seu laptop e que provou ser um ótimo lugar para ajudar as pessoas a instalar a Mageia.

Durante o Fosdem, Public Radio Hacker fez uma entrevista com colaborador Mageia Chris Denice, ou eatdirt, que você pode ouvir aqui (em inglês).

Tivemos também a nossa Assembléia Geral, havia um comentário sobre as equipes, que estava incompleta porque nem todos os líderes de equipe foram capazes de participar. A coisa mais importante que aconteceu, porém, foi que ao rever equipe de sysadmin, optou-se por ter uma reunião do sysadmin imediatamente após a Assembleia Geral. Aquele encontro levou a grandes melhorias: um estagiário sysadmin foi aceito durante a reunião e ele começou logo após Fosdem (Para esse fim, gostaríamos de introduzir danf, Dan Fandrich, um administrador de sistemas experiente e embalador Mageia existente, que só precisa de treinamento para se familiarizar com a forma como a nossa equipe sysadmin e nossa infra trabalha), e nossa infra está se afastando do “acesso sysadmin total a tudo ou nenhum acesso em tudo” para “alguns têm acesso a tudo, mas outros administradores apenas a, por exemplo, fóruns, Bugzilla, wiki ou uma ou mais outras partes do Mageia”. Isso já levou a LpSolit (Frédéric Buclin um usuário Mageia de montante Bugzilla, que tem ajudado com bons conselhos sobre a manutenção de nossa Bugzilla desde o início) agora a melhorar as coisas no nosso Bugzilla diretamente por si mesmo e também para ele adicionar as mudanças necessárias no nosso git para o atualização do Bugzilla.

Além disso, um anúncio sobre o desenvolvimento ARM foi feito durante a Assembléia Geral. A compilação do ARM está chegando mais próxima, nós temos compilado nós configurados com Scaleway e o número pode ampliar conforme necessário. Esperemos que este seja utilizável em breve. Discutiu-se também que as novas pessoas que chegam têm que ser acolhidas e apresentadas aos nossos processos e discussões (via IRC/ML). Reuniões semanais não são fáceis de manter quando as coisas parecem estar travadas, apesar de discussões com pessoas disponíveis são, por vezes suficiente (mais pessoas é melhor: só vêm para assistir/ler posteriormente, pelo menos, meetbot ainda está ativo) para a falta de colaboradores ajudando BugSquad, ovitters sugeriu deixar os colaboradores ganhar pontos ao ajudar no Bugzilla, como em um jogo. Ele viu grandes resultados ao fazer isso no Gnome.

(escrito em inglês por schultz e traduzido por macxi)

2 comentários

  1. padula

  2. padula

    ….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam