dez.
13
2015

Mageia em OpenRheinRuhr 2015

ORR-Logo Como todos os anos, este ano em 07 e 08 de novembro, o OpenRheinRuhr (ORR) ocorreu em Oberhausen e novamente sob o lema “Ein Pott voll Software” *. Também este ano, o evento oferece várias palestras interessantes e um rico Programa.

A Mageia foi durante muitos anos uma companheira fiel do ORR e estamos mais uma vez aqui com alegria, como um dos muitos expositores da nossa distribuição a apresentar a nossa comunidade.

Convidamos você e a todos para fazer uma visita  ao evento no próximo fim de semana… Porque vale a pena!

Vamos vê-lo em Oberhausen.

(escrito em inglês por Latte e traduzido por macxi)

* A tradução literal seria “um pote cheio de software” mas, num jogo de palavras, “Pott” com o “P” maiúsculo se refere à região do Ruhr, também conhecida com Ruhrpott  (colaboração do Bequimão).

dez.
13
2015

Mageia foi na Cúpula Open Source de Paris 2015

A Cúpula Open Source de Paris é um grande evento europeu centrado no setor de software livre e open source. Ele surgiu como resultado da fusão de dois eventos open source franceses: Linux Solutions (anteriormente em La Défense) e o Open World Forum. A edição deste ano ocorreu  em 18 e 19 de Novembro,  em “Les docas de Paris” (Subúrbios do Norte).

A Mageia tinha três colaboradores contentes de estar lá: dtux, magnux e lebarhon. Nosso estande era pequeno, mas de qualidade profissional e com muitas coisas interessantes:

  • para mostrar: dois laptops com Mageia 5 e o próximo Mageia 6/Plasma 5,
  • para venda: belas sticks USB de madeira, infelizmente, um problema de entrega nos impediu de vender camisetas,
  • para oferecer: adesivos e panfletos.

usb_key_mageia_2015_3

O primeiro dia começou com um alerta de bomba (falso alerta felizmente), mas o edifício foi evacuado e o evento realmente só começou às 10 horas Nós conhecemos muitas diferentes tipos de pessoas:

  • alguns visitantes regulares, que nós já conhecemos no ano passado e anos anteriores. Eles chegaram a dizer “Olá” para ouvir algumas notícias e partilhar as suas opiniões sobre a Mageia e problemas menores raros,
  • algumas pessoas infelizes, reclamando que Mageia 4 foi muito melhor. Ficamos tristes ao saber. Relatados os seus problemas e esperando que eles sejam corrigidos,
  • algumas pessoas felizes nos agradecendo porque Mageia 5 é muito melhor do que era Mageia 4. Pelo menos há uma boa solução para todos  :)
  • duas pessoas à procura de parceiros de negócios, sim Mageia é levado a sério como uma solução profissional!
  • quase ninguém que não conhecia a Mageia. A partir de nossa experiência sobre este evento, isto é novo; No ano passado (maio de 2014, ou seja, 18 meses atrás), muitos visitantes nunca tinha ouvido falar da Mageia,
  • e dois outros membros da comunidade Mageia: tuxmips e baud.

Foi um show de dois dias muito feliz, e não afetados pelos trágicos acontecimentos em Paris. Desde que foi o primeiro ano que o evento ocorreu neste local, não é fácil comparar a multidão com a do ano passado, mas parecia mais ou menos equivalentes. O que realmente mudou em nossa opinião é que Mageia é agora bem conhecida, e isso é definitivamente encorajador!

(escrito em inglês por Rémi Verschelde e traduzido por macxi)

Publicado em Sem categoria | Publicar um comentário
nov.
22
2015

SIVEO junta-se a comunidade Mageia para impulsionar o desenvolvimento do software PULSE

Temos um recém-chegado no ecossistema Mageia: a jovem empresa francesa SIVEO retomou o desenvolvimento das soluções relacionadas ao servidor de código aberto da antiga Mandriva, e eles decidiram basear todos os seus produtos na Mageia. Voltando à comunidade, eles agora estão dedicando um longo tempo de Nicolas Lécureuil (neoclust),  colaborador Mageia e mantenedor da pilha KDE, para trabalhar em pacotes de seus produtos de software livre na Mageia. Segue abaixo um comunicado conjunto da SIVEO e da Mageia.org.


O projeto originalmente chamado LRS Linbox FAS, então renomeado PULSE pela Mandriva em 2007, é agora uma solução de código aberto para gerenciamento de ativos. É usado também por pequenas ou médias empresas e por empresas muito grandes, para clientes públicos e privados.

Acreditando no potencial do PULSE, SIVEO está aumentando o desafio de torná-la uma importante solução de código aberto para gerenciamento de ativos. Pessoas-chave que já estavam trabalhando no desenvolvimento desse projeto se juntaram ao SIVEO. Eles agora trazem suas habilidades, know-how e entusiasmo para a empresa.

Em paralelo a isso e para ancorá-la totalmente no mundo open source, SIVEO naturalmente se aproximou da comunidade Mageia, fornecendo o projeto PULSE e sua distribuição, permitindo o alargamento da base comunitária.

“Desta forma, queremos abrir o projeto e trazer mais recursos, enquanto congregamos diferentes players, quer sejam profissionais, usuários comuns ou colaboradores”, lembrou Yvan Manon, que esteve envolvido no projeto PULSE por um longo tempo e é hoje engenheiro de pré-vendas da SIVEO.

“Acolher novos colaboradores é sempre algo muito positivo para a comunidade Mageia. O empacotamento de uma solução profissional da qualidade do PULSE é um trunfo inegável para a distribuição, contribuindo assim para ampliar a adoção por usuários corporativos. A colaboração de uma grande empresa e o valor que ela dá para a qualidade da distribuição Mageia é também uma grande aprovação do trabalho feito pela comunidade Mageia”, diz o Conselho Mageia.

PULSE é uma solução completa para gerenciar o ciclo de vida de uma estação de trabalho, que permite a industrialização e a automação de tarefas pesadas e demoradas em redes complexas e remotas. Suas principais características são:

  • criar e implantar  imagem de disco sysprep
  • identificar, implementar aplicativos e patches
  • backup
  • tomar decisão
  • acesso remoto
  • supervisionar a conformidade e configurações de todos os ativos

Finalmente, a interoperabilidade e agilidade facilitam a sua integração com os diferentes componentes (LDAP, AD, GLPI, OCS Inventory Fusion, etc.) de um sistema de informação. SIVEO oferece versão compactada com suporte para distribuições como o Debian, RedHat e CentOS, e quaisquer serviços adicionais (auditoria, instalação, treinamento) para garantir a qualidade profissional e tranquilidade.

SIVEO é uma empresa de software de automação de infra-estrutura; é uma empresa jovem, inovadora, criada em novembro de 2008. A primeira empresa francesa certificada na iniciativa Intel® Cloud Builder para a sua solução eVA, SIVEO trabalha com editoras, SSII, para clientes públicos e privados.

Mageia.org é uma associação sem fins lucrativos francesa com grupos que contribuem juntos em uma comunidade. A comunidade Mageia constrói uma distribuição GNU/Linux com o objetivo de oferecer um sistema operacional fácil de usar e altamente confiável com a escolha e escalabilidade oferecidas pela infra-estrutura Linux. A Mageia realizou 5 lançamentos desde 2011, com o próximo lançamento, a Mageia 6, já esta para tomar forma e com a data de lançamento prevista em 2016.

Mais sobre Pulse: siveo.net/solutions/pulse
Código fonte (GPL): github.com/pulseproject/pulse

(escrito em inglês por schultz traduzido por macxi)

set.
27
2015

Feito na Mageia: ISOdumper

Dois eventos estão competindo por sua atenção no mundo hoje Mageia: o internacional Software Freedom Day, e o  Mageia 4’s EOL, com efeito imediato.

Para o primeiro, queremos desejar a todos um feliz Dia da Liberdade de Software e esperança que tenham a oportunidade de assistir a um dos inúmeros eventos relacionados.

Para este último, só podemos incentivá-lo novamente a atualizar para a Mageia 5 o mais rapidamente possível para que você possa se beneficiar das novas correções de segurança,  atualizações e correções de erros. A notícia completa sobre isso pode ser lida here. Nesta ocasião, gostaríamos de apresentar-lhe uma ferramenta caseira que facilita a gravação de imagens ISO em pendrives USB; particularmente útil se você desejar atualizar para a Mageia 5 usando o DVD de instalação clássico.

ISOdumper, fez ficar fácil gravar imagem

Vários programas estão disponíveis para gravar imagens de inicialização ISO em pendrives (cartões de memória USB) – para a instalação do sistema operacional. Fazer isso com a mão é arriscado: um erro pode substituir uma partição de disco. A Mageia tem seu próprio pacote, ISOdumper, que faz muito mais do que a tarefa básica. Ele está disponível a partir dos repositórios normais, você pode instalá-lo através do Centro de Controle Mageia ou Adicionar/remover software. A última versão é 0,42.

Isodumper10

É um programa GUI (com interface gráfica) que requer e solicita privilégios de root. Em todos os casos, você deve escolher na lista de ‘Dispositivo’ o pendrive (USB) que você deseja usar.

  • “Gravar imagem” (‘Write image’) “é a tarefa básica, para que você selecione a imagem ISO (* .iso) para gravar num pendrive (USB). Mas o ISOdumper tem uma vantagem: ele calcula as somas de verificação MD5 e SHA1 – exibido no painel ‘Detalhes’ – permitindo a confirmação da gravação da imagem ISO, se você tem as suas somas de verificação originais para comparar.
  • ‘Backup in’  ‘é uma facilidade muito útil para fazer backup do conteudo do pendrive a ser formato para um arquivo de imagem em seu disco (* .img); a partir do qual ele pode ser subsequentemente restaurado pela função ‘Write image’. Isso permite que você, por exemplo, use temporariamente um stick USB para a inicialização ISO sem sacrificar seu conteúdo anterior.
  • “Formatar dispositivo” (‘Format device’) não só oferece umas facilidades muito procuradas, mas as vezes  muito difíceis de se encontrar para a formatação de pendrives (cartões de memória USB), com a vantagem de oferecer vários tipos de sistemas de arquivos: FAT, NTFS, ext.

ISOdumper tem a sua própria página wiki com as instruções detalhadas de utilização.

Histórico do desenvolvimento

Tivemos uma ferramenta chamada usb-ImageWriter em nossos repositórios para gravar imagens ISO em pendrives, mas limitou-se a lidar com arquivos .img, e a barra de progresso não estava funcionando. Um usuário Mageia e colaborador, Papoteur, começou, assim, a editá-lo, e como ele não foi atualizado pelos seus desenvolvedores, foi necessário  fazer um fork do projeto.

Ele, então, adicionou um recurso para backup que cria um snapshot do conteúdo pendrive  USB antes de escrever a imagem ISO. Alguns usuários reclamavam que era difícil recuperar o dispositivo quando a instalação era feita, assim Papoteur também adicionou um recurso simples para formatar o pendrive.

No lado técnico, a ferramenta é escrita em Python e utiliza a biblioteca GTK+/Glade UI. O comando dd tradicional é substituído por funções de gravar personalizadas e detecção do pendrive USB utiliza as ferramentas Udisks2. O recurso de formatação é uma ferramenta de Clément Lefebvre (Mint).

Nós todos agradecemos Papoteur por seu trabalho sobre esta ferramenta útil! Divirta-se com p ISOdumper e a Mageia 5! E adeus a Mageia 4, você foi um grande lançamento! :)

(escrito em inglês por schultz traduzido por macxi)

set.
27
2015

Mageia 4 prestes a atingir seu fim-de-vida

Com você deve saber, a nossa política é apoiar versões estáveis ​​por 18 meses; a Mageia 4 foi lançada em 01 de fevereiro de 2014, por isso deveria ter sido suportada até 1 de agosto de 2015.

No entanto, devido ao lançamento atrasado da Mageia 5, optamos por estender o período de suporte da nossa versão anterior para dar-lhe mais tempo para atualizar seus sistemas.

Isso trouxe uma nova data para o fim-de-vida (EOL – end of life) da Mageia 4 para  19 de setembro de 2015, ou seja, 3 meses após o lançamento da Mageia 5. 

Como estamos agora muito perto desta data, nós quisemos chamar sua atenção para o caso de você não tiver feito a atualização ainda: depois de 19 de setembro, a Mageia 4 não receberá nenhuma nova atualização de segurança ou correção de bug, então incentivamos você a fazer a atualização o mais rapidamente possível.

A maioria dos usuários que fizeram a atualização tiveram uma experiência suave, apenas certifique-se de verificar na wiki para ver como fazê-lo. Sinta-se livre para pedir ajuda no  IRC, nos foruns ou nas listas de email se você precisar de mais orientações para atualizar para o Mageia 5.

(escrito em inglês por Rémi Verschelde traduzido por macxi)

Páginas:12345678910»