ago
19
2014

Mageia 5 alpha 2 chegou !

 

Enquanto muitos de nós estão tendo algum descanso bem merecido, a equipe Mageia ainda está no convés e trabalhando no desenvolvimento da Mageia 5.

Esta segunda versão de desenvolvimento é um grande passo para Mageia 5, já que a maioria dos pacotes centrais já foram atualizados para seus últimos ramos estáveis: kernel 3.15.6, X.Org 1.16 e Mesa 10.2.5 entre alguns dos mais importantes. Houve também um trabalho importante feito para o pacote KDE frameworks 5 (base tecnológica para o KDE Plasma 5 e aplicativos KDE 5) e o  LxQt para a Mageia 5: sinta-se livre para experimentá-los, e não hesite em reportar bugs ou discuti-las na nossa mailing list dev.

Agradecimentos especiais a Thomas (aka tmb) que tomou seu tempo para preparar as ISOs Live para este alfa, embora ele está tirando algum tempo para recuperar sua saúde.

Você pode procurar por mais detalhes sobre alpha 2:

Trabalho está em andamento. Fique atento!

jul
8
2014

Primeiro passo para a Mageia 5: alpha 1 está disponível para testes

Chegou novamente a hora para o teste ISO!

Aqui está o primeiro passo em direção ao Mageia 5. A maior parte do seu software favorito foi atualizado para suas últimas versões. Ainda há um longo caminho pela frente, mas apesar de tudo, este primeiro alpha está em bastante boa forma.

Você pode dar um olhada nas  características planejadas para a Mageia 5 para mais detalhes. O trabalho está em andamento. Fique atento!

Este comunicado deste primeiro lançamento de desenvolvimento é dedicado ao nosso amigo Thomas (aka tmb), desejamos-lhe boa saúde e esteja de volta logo!

Mais informações sobre alpha 1:

Como um lembrete, aqui estão as data de lançamento prevista para Mageia 5:

  • Alpha 1: 08/07/2014
  • Alpha 2: 04/08/2014
  • Beta 1: 30/09/2014
  • Beta 2:  31/10/2014
  • Release Candidate: 21/11/2014
  • Internal release: 12/12/2014
  • Final Release: 19/12/2014

Aproveite esta nova versão!

(escrito em inglês por ennael e traduzido por macxi)

jun
22
2014

Puxando a Mageia 4.1 da cartola

Enquanto a maior parte do mundo está voltada para o Brasil para aproveitar a Copa do Mundo, a Mageia tem preparado o seu próprio grande evento em todo o mundo: Mageia 4.1 foi lançada!

Se você não estava esperando por isso, você pode se perguntar o que é esta não-anunciada  versão 4.1. É uma versão de manutenção para Mageia 4, que contém todas as atualizações de segurança e de correção de bugs que foram disponibilizados desde o lançamento em fevereiro de 2014. Em particular, as imagens ISO da Mageia 4 foram afetadas por um bug upstream syslinux o que impedia a instalação usando um DVD em alguns hardwares mais antigos. Entre os pacotes atualizados, você encontrará o kernel do Linux (versão 3.12.21), vários drivers para o hardware e software atualizados, tais como LibreOffice e Firefox. Outra atualização importante é a correção para o bem-conhecido “bug “Heartbleed” do OpenSSL.

Por favor, note que as preocupações da versão Mageia 4.1 estão relacionados apenas com as imagens ISO: a versão instalada ainda é a Mageia 4, com toda as atualizações que foram lançadas até o início de junho. Isto significa que se você já estiver executando a Mageia 4 e realizar atualizações regularmente, você não é precisa fazer nada, pois o sistema já está atualizado. A Mageia 4.1 é uma versão de manutenção e é destinada a novas instalações e atualizações do Mageia 3.

Os links de download no website foram atualizados, por isso, se você estava esperando o amadurecimento do lançamento para resolver antes de atualizar para o Mageia 4, agora é a hora certa!

Esta versão de manutenção só pode acontecer graças ao trabalho dedicado da equipe de QA. Eles tinham que testar essas novas imagens ISO em vários hardware ao mesmo tempo, testar e validar as atualizações regulares para a Mageia 3 e 4. Esta foi uma tarefa difícil, principalmente porque a equipe de QA é pequena.

Como você sabe, a Mageia é 100% feita por sua comunidade, e isso significa que você também é parte de quem pode fazer a Mageia. Então, não hesite em entrar em contato com a equipe de QA, se você gostaria de ajudar e dar-nos uma mão. Há tarefas para todos na equipe de QA, de correções de testes e atualizações de segurança para as próximas imagens da Mageia 5 Alpha1 ISO! Se a equipe de QA não é o seu gosto, então tente uma das outras equipes.

Falando nisso, os outros colaboradores da Mageia não tem estado parados enquanto a equipe de QA estava preparando este novo conjunto de imagens ISO: a Mageia 5 já está sendo preparada, com o primeiro alpha chegando em julho! Nós não divulgamos muito sobre isso até agora, mas em breve você vai obter mais informações.

(escrito em inglês por Rémi Verschelde e traduzido por macxi)

mai
25
2014

Mageia 5: Hora de agitar suas habilidades artísticas!

 

Mageia proporciona uma experiência de Linux que é belo, bem como funcional, e Mageia 5 não será diferente. Na equipe de Arte (agora parte da Equipe Atelier) tomamos nosso aspecto visual muito a sério. Com a sua ajuda e de início, procuramos sempre produzir um olhar e sentir que é esteticamente agradável e profissional.

sky_color

Credit: http://xkcd.com

Nós gostaríamos de ver a sua obra de arte impressionante, original, que podem formar a base para a Mageia 5 nos papéis de parede, instalador e elementos do lançador, o design do site, a tela de boas vindas Mageia, e muito mais.

Seu trabalho pode se tornar uma parte importante da aparência visual do Mageia 5.

Por favor envie o seu trabalho artístico, no formato PNG (sem jpgs, gifs ou BMPs), para o Mageia 5 Flickr drop. Seus arquivos de origem (xcf ou SVG) devem estar disponível se for solicitado.

A obra de arte que você enviar deve ser original – nós damos crédito a nossos colaboradores!

Submissões de  papel de parede devem ser inferior a 3.200 por 2.400 px com uma resolução mínima 72 dpi, a fim de acomodar uma grande variedade de monitores. O papel de parede também deve ser capaz de ser cortado para outras relações (por exemplo, 16:09), sem comprometer o design.

A “assinatura” do papel de parede da Mageia, em particular, tem sido tipicamente uma obra de arte abstrata digital, em vez de uma fotografia – mais fácil para uso em outros elementos do sistema – que incorpora as cores do logotipo da Mageia. Por favor, tenha isso em mente se você quiser que o seu papel de parede seja escolhido para o papel de parede padrão.

Também estamos abertos para as suas ideias para conjuntos de ícones e outros elementos de experiência do usuário; não hesite em entrar em contato conosco sobre suas idéias.

Mais uma vez, a ser considerado para a inclusão, é preciso deixar-nos o seu arquivo de origem de alta resolução (xcf ou SVG), de modo que a imagem possa ser cortada ou redimensionada posteriormente, se necessário. Você pode enviar uma amostra png ao grupo Flickr, mas vamos precisar de seu arquivo de origem antes de ser tomada a decisão final.

Por favor, consulte Mageia do artwork guidelines, agora disponível no Mageia Wiki. Essas diretrizes, esperamos, irá tornar mais fácil para você criar obras de arte originais, que podemos usar e redistribuir como parte do compartilhamento e divulgação sobre Mageia. As orientações abrangem a Logo Mageia Oficial, esquema de cores, o motivo do site, fontes, papel de parede e outros elementos. O logotipo oficial Mageia também está coberto pela nossa Trademark Policy.

Tome um momento para aprender as regras, então, entrar e criar com a gente!

(escrito em inglês por schultz e traduzido por macxi)

mai
18
2014

Crossdistro no FISL 15

FISL

Em 07 a 10 de Maio de 2014, aconteceu o 15 Forum Internacional Software Livre em Porto Alegre – RS – Brasil.

Nossos agradecimentos a Felipesaraiva, por ter participado do debate na FISL, onde colocou a sua disposição para falar de sua distro, mencionando pontos fortes, idéias, etc… Mencionou também sua colaboração como parte da equipe de empacotadores da mageia, e muito mais, vejam na integra o video e sua participação na FISL 15 desse ano.

 

Páginas:12345678»